STOP MOTION
Para o cinema o material a ser utilizado tem que ser resistente e maleável, pelo fato de que precisam ter uma durabilidade de alguns meses, pois cada segundo tem de ter no mínimo 24 frames
O Stop Motion é uma das técnicas mais antigas da história do cinema, falar dela é falar de todo mundo que está presente na grande maioria dos filmes que conhecemos, pois era no stop motion que estavam os efeitos especiais dos primeiros filmes.
O primeiro a ver as capacidades do frame a frame foi Mélies na sua viagem à lua de 1902. Foi assim que ele conseguiu criar o efeito do foguete aterrar na lua. Ou da própria transição entre cenas visto que os filmes criados até então era apenas de plano fixo sem mudanças de cenário.
Em 1905 da-se um fenômeno no cinema em que dois animadores, um americano e um espanhol decidem envergar ao mesmo tempo pela animação usando o Stop Motion nos filmes, são eles James Stuart Blackton (O Hotel Mal Assombrado) e Segundo de Chomón (O Hotel Elétrico). O outro animador que entrou na corrida foi Arthur Melbourne Cooper (Noah’s Ark e Dreams of Toyland).
Em 1908 Émile Cohl realiza “Fantasmagorie” inspirado no filme de Blackton “O Hotel Mal Assombrado”. No filme Cohl ao invés de fazer truques com objetos reais, todas as cenas eram desenhadas. Depois disso, ele realizou mais de 280 filmes onde experimentou de tudo: desenhar na película, até os efeitos especiais de live motion. Entretanto, nos países de Leste, a animação ganhava fama. Brinquedos animados e bonecos são figuras recorrentes nos filmes e um dos seus realizadores mais famosos foi Ladislaw Starevicz, que inventou o filme de