Historia do Stop Motion
O Stop Motion é uma técnica de animação onde objetos são fotografados fotograma por fotograma assim como quadro a quadro.
Quando o um filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando, ou seja, essa ilusão é devida à persistência Retiniana.
A técnica surgiu do cinema e ainda é utilizada até hoje.
George Mélies (1861-1938) um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos, uma extensão natural de sua arte onde possibilitava resultado incríveis com suas transformações , mistérios. As bases para os seus filmes fantásticos eram os contos de fadas, contos populares e as sagas de ficção científica de Júlio Verne. Mélies, além de ser considerado o "pai dos efeitos especiais", fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Também foi o primeiro a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas. Criou ilusões utilizando Stop Motion, a mais conhecida de suas obras é "Viagem á Lua" de 1902. Ele foi o primeiro a criar efeitos e truques incríveis em seus filmes utilizando a técnica. Ele ja usava o processo de animação do Stop Motion, assim, ele filmava uma imagem, parava a câmera, alterava a imagem, filmava novamente.
Muitos animadores fizeram história, utilizando e técnica e inovando, o cartunista James Stuart Blackton e o ilusionista Albert E. Smith e Ronald A Reader fizeram parte desse contexto, fundaram o estúdio Vitagraph, que se tornou o mais importante da época. Neste estúdio eles produziram filmes de muito sucesso, além de desenvolverem novas técnicas.
Ostros animadores fizeram a diferença para percursão e desenvolvimento da técnica Stop Motion, dentre eles está George Pal que foi pioneiros nos abnos 70, ainda hoje muitos animadores possuem influências de Paul.
Outros nomes importantes são: Jiri Trnka e Jan Svankmajer. Trnka criava