Biossegurança
A válvula de operação do extintor está localizada no topo.
LACRE
O lacre é a peça que garante a segurança e deve ser mantido em sua posição até que esteja pronto para acionar o extintor.
MANÔMETRO
O manômetro está localizado no topo e indica a pressão e se o tanque está cheio ou vazio.
MANGUEIRA DE DESCARGA
A mangueira de descarga também está ligada ao topo do extintor e deve ser apontada na direção do fogo.
TIPOS DE COMPOSIÇÃO E PARA QUE SERVE CADA UM
Os extintores são carregados com agentes extintores que ajudam a combater um princípio de incêndio. Diferentes agentes combatem princípios de incêndios usando suas diferentes propriedades, podendo ser mais ou menos eficazes dependendo do material que está em combustão.
• Água pressurizada, que extingue o fogo por resfriamento. Utilizada em materiais sólidos como madeira, papel, tecidos e borracha.
• Bicarbonato de sódio, também chamado de Pó Químico BC, é usado para apagar incêndios de líquidos e gases inflamáveis e equipamentos elétricos.
• Fosfato monoamônico, também chamado de Pó ABC, extingue incêndios de sólidos, líquidos, gases e eletricidade.
• Dióxido de Carbono, também chamado de Gás Carbônico, que extingue o fogo por retirar o oxigênio. Utilizado em líquidos e gases (como a gasolina, o álcool e o GLP) e materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo corrente elétricas.
• Espuma, usada em incêndios de líquidos e sólidos.
• Halon, utilizado em equipamentos elétricos por apagar incêndios sem deixar resíduos. Foi banido pelo Protocolo de Montreal por ser nocivo a camada de ozônio.
• NAF, indicado para extinção em áreas ocupadas ou que possuam equipamentos eletrônicos. É considerado um Agente Limpo, pois não é residual, possui baixa toxicidade e não prejudica a camada de ozônio. Também não conduz eletricidade e é eficaz, substituindo o uso do Halon.
COMO MANUSEAR
- Procure um extintor apropriado para a classe do incêndio a ser