Stonehenge
Pelo mistério da sua função e da sua origem (apenas a origem das pedras foi concluída e apenas em 2011), o mistério e simbolismo à volta de Stonehenge tem contribuído para muitos mitos e lendas em redor do monumento ao longo dos tempos. Em escritos medievais, por exemplo, é possível encontrar referências a Stonehenge, denominada "dança dos gigantes". A sua construção já foi creditada a várias civilizações antigas, sendo a mais comum associada aos druídas. Atualmente, a teoria mais popular defende que Stonehenge seria um centro de cura onde as pessoas faziam peregrinações.
Uma outra curiosidade, é o fato da construção conter conhecimentos matemáticos, como o conceito e o valor de Pi. Isso faz com que, no seu interior, seja possível determinar com exatidão datas como a do solstício ou equinócio. Por exemplo, dia 21 de Junho, o sol nasce com exatidão sob a pedra principal da construção. Isso pode querer dizer que Stonehenge podia ser uma espécie de calendário para as colheitas.
O curioso monumento de Stonehenge existe há cerca de 5 mil anos. Nem historiadores, nem arqueólogos e muito menos os curiosos de todo o mundo têm certeza de como a construção de pedra surgiu ou as razões pelas quais povos antigos a montaram ali, no sudoeste da Inglaterra. De Londres você encontra ônibus especiais para chegar a Wiltshire, onde fica o relógio lunar/local de sacrifício/sei lá o quê.
Para colocar pedra sobre pedra, os povos saxões gastaram cerca de trinta milhões de horas de trabalho. A formação atual, com pedras de cinco metros de altura e até 50 toneladas, começou a surgir há 3,5 mil anos. Começou como um círculo simples, com pedregulhos e madeira. Restos humanos nesses pedaços mais antigos deixam a dúvida sobre se ali havia rituais religiosos. Ficou intocada por mil anos, até que as primeiras pedras azuis