Stonehenge
Faculdade Anhanguera
Santa Bárbara D’Oeste
2012
“(...) É improvável... que compreendamos a arte do passado se desconhecermos os propósitos que ela tinha de cumprir. Quanto mais recuamos na história, mais definidas, mas também mais estranhas, são as finalidades que se crê serem cumpridas pela arte.”
GOMBRICH, E.H, A História da Arte, ed. Público, Lisboa, 2005, p. 39. Apud
ALMEIDA, Tiago Miguel dos Santos. STONEHENGE. Disponível em: <http://server.menosketiago.com/FBAUL/fbaul_stonehenge.pdf> Acesso em: 28 Fev. 2012
1 O MONUMENTO HISTÓRICO E A HISTÓRIA
Não há nenhuma outra construção no mundo todo que se assemelhe ao Stonehenge, situado na planície de Salisbury, no sul da Inglaterra e à 100 km da cidade de Londres, e que faz parte de um grande sítio arqueológico.
“Stonehenge” vem do inglês arcaico "stan" (pedra) e "hencg" (eixo); os saxões chamavam o grupo de pedras eretas de "Hanging Stones" (pedras suspensas), e alguns escritores medievais usava termos como "Dança de Gigantes" para denominá-las.
“(...) a palavra Stonehenge vem do inglês arcaico “stan” (pedra) e “hencg” (eixo) ou “hen(c)en” (pendurar, pendurado, forca). Ou seja, entende-se que o seu nome terá vindo da ideia de pedras organizadas em volta de um eixo ou do facto de haver pedras suspensas umas nas outras.”
STONEHENGE, MONUMENTO MEGALÍTICO – EXCURSÕES LONDRES, VIAJAR INGLATERRA. Disponível em: <http://www.fotoviajar.com/inglaterra/stonehenge-monumento-megalitico-excursoes-londres> Acesso em: 28 Fev. 2012
Umas das mais importantes construções do mundo pré-histórico e considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, o Stonehenge é uma formação megalítica de grandes pedras que formam um monumento que intriga os arqueólogos e pesquisadores pelo mistério que o envolve.
1.1 Teorias E Lendas
Pouquíssimo se sabe a respeito dos motivos que levaram à sua construção, que teve início há 5300 anos (datado a partir de testes de Carbono-14), e