Teoria dos astronautas antigos
Quando se refere à Teoria dos Astronautas Antigos, logo se faz menção imediata aos grandes nomes destes que popularizaram a teoria: Erich von Däniken e Zecharia Sitchin. A visita de extraterrestres a Terra foi e, em tempo, sempre será uma incógnita a ser estudada, avaliada e, sobretudo, comentada. A teoria trata de modo prioritário a existência e as supostas ligações que deram origem e/ou desenvolvimento da cultura do homem. O embasamento da teoria se dá, frequentemente, pelos artefatos arqueológicos, ou melhor, pelo não esclarecimento científico de determinados artefatos. Supõe-se que milênios atrás alguns extraterrestres inteligentes visitaram a Terra. O que traduz instantaneamente que esses seres foram os responsáveis pela criação do ser humano ou que o homem teria, pelo menos, descendência dos extraterrestres. De acordo com os Astronautas Antigos, os homens estão fortemente ligados em aspecto de conhecimento, religioso e cultura, aos extraterrestres que por aqui visitaram em tempos antigos.
Dentre os vários autores antigos e recentes, pode-se ressaltar o suíço Däniken, que foi um grande defensor da teoria em meados do final dos anos 70 e início dos anos 80. Sua publicação de maior repercussão “Eram os Deuses Astronautas?”, apresentou uma série de provas e alegações que, posteriormente, foram consideradas por historiadores como inverídicas e, ainda, caracterizadas como uma pseudociência. Segue uma prova apoiando a visão do paleocontato de Däniken:
Determinados artefatos e construções monumentais, de propósito e origem desconhecidos, aparentam terem exigido uma capacidade tecnológica mais sofisticada durante sua manufatura do que aquela atribuída pelos historiadores às respectivas culturas antigas. Estes objetos e estruturas são avaliados como sendo superiores aos conhecimentos tecnológicos daquelas culturas creditadas com sua manufatura (ao menos aos olhos do autor e seus defensores). Von Däniken sustenta que esses