Stefanni
Mudanças Radicais
1º ATPS
I - INTRODUÇÃO
Ações para definir uma administração voltada à Ética têm sido empreendidas por quase todas as organizações do planeta. Provavelmente, em nenhum momento da história humana, e das organizações, as questões éticas ganharam tanta expressividade como vêm ocorrendo atualmente.
A crescente instabilidade econômica e política mundial, o abismo gigantesco que tem separado cada vez mais os excluídos das doações gratuitas sociais, e, a descrença nas atuais administrações quer sejam públicas ou privadas, tudo isso no contexto global, faz surgir, de forma continua, uma profunda reflexão acerca dos valores sociais e dos modelos que se tornam padrões predominantes em uma sociedade de alta tecnologia.
Algumas instituições vêm tentando demonstrar, ainda que de forma iniciante, e uma nova proposta de administração, conduzindo a organização pautada por princípios éticos que passam por constantes revisões. Este trabalho exige não somente a revisão de posturas e valores, mas, acima de tudo um comprometimento constante visando a consciência do bem. É o resgate de uma filosofia de vida representada por Epicuro - um dos últimos pensadores clássico grego – que entre outras coisas afirmava que: “Ética é um dom que se conquista pela força do trabalho”.
Repensar os valores morais atuais, é questionar e refletir sobre os paradigmas sociais e organizacionais. A finalidade de tudo isso parece óbvia, colocar o ser humano na rota de uma sociedade ideal, mais justa, equilibrada e fraterna, ética da qualidade .A valorização do cliente faz a diferença, A qualidade pressupõe estratégia de empresa,o que é valores da empresa,que são seguidos corretamente e as metas para o planejamento que traduzindo é ser ético. “Ética pressupõe Competência.
Incompetência é raiz de injustiça social.
É ético quem acredita ser. Este é um princípio básico de atitude, complementado pela ação ética.
Ser ético implica passar pelo teste das três