Resenha dos capítulos de dois a sete do livro “Manual prático de criação publicitária".
Stefanni Carvalho Freitas
Esta resenha é baseada nos capítulos de dois a sete do livro “Manual prático de criação publicitária”, publicado em 2006 pela editora Nobel e cuja autoria pertence à Flávio Waiteman.
O segundo capítulo do livro em questão inicia de forma simples a explicação do que é, fundamentalmente, o trabalho de uma agencia de publicidade: comunicar algo ao mercado, de acordo com aquilo que o cliente precisa.
Após esta definição exemplifica com a comparação da agencia com um barco, onde tudo precisa funcionar corretamente (inclusive e especialmente as pessoas que a compõem) para que se obtenha sucesso na viagem, mesmo em meio a um mar (mercado) muito instável. No final desta descrição o autor destaca a criação como diferencial importantíssimo em horas turbulentas.
Ainda neste entremeio cita a organização básica da agência e reforça que é necessário somar forças para se atingir o sucesso e que, exatamente por isso, muitas agências se reformulam quando estão passando por momentos mais complicados no mercado.
Finalizado o panorama geral o autor começa a conectar a criação às outras áreas da agência e a primeira delas é o atendimento. Ele cita um pequeno exemplo sobre talento, inicialmente, apenas para introduzir o que ele mesmo chama de “três tipos de atendimento”. Após um breve relato sobre as três categorias que mais tem a ver com a personalidade e vocação de cada um) nos dá uma informação importante: a atendimento precisa ser como uma mola, para absorver o impacto de ambos os lados (criação e cliente).
No quarto capítulo Flávio inicia a construção do perfil do profissional de atendimento, descrevendo-o como aquele que lê, completa e analisa as informações trazidas do cliente, através do atendimento. Isso tudo com o propósito de descobrir o problema real do cliente para que a criação trabalhe nele.
Vemos neste mesmo capítulo que é bem frequente em pequenas agências o acumulo de dois profissionais em um: quando o atendimento