A REAÇÃO DAS DENSIDADES DE SOLUÇÃO EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA
ALVES, D. C. Demetrio; ALVES, G. M. Guimarães; FILHO, L. C. Silva; FIGUEIROA, M. K. Lopes.
RESUMO
O presente artigo aborda a influência da temperatura na densidade de solução de Ácido Sulfúrico. Para isso, foram realizados estudos com densidades diferentes, usando uma formula que calcula a influência da temperatura na densidade. Podemos provar a eficácia do teste usando o Excel onde é possível mostrar através de gráfico a curva decorrente da variação da densidade em relação à mudança das temperaturas.
INTRODUÇÃO
A teoria mostra que a densidade de uma solução de ácido sulfúrico diminui com o aumento da temperatura. Diante da necessidade de conhecermos a variação de uma densidade padrão com o aumento da temperatura foi aplicada a sequinte formula: St= S15+α(15°-t°), onde St é a densidade encontrada, S15 é a densidade padrão a uma temperatua de 15°C, α é o coeficiente de temperatura (não é constante e varia de acordo com a densidade padrão), 15° é a temperaruta padrão e t° é a temperatura desejada.
METODOLOGIA
Com o uso do Excel, conseguimos evidenciar os resultados dos estudos sobre a variação da densidade pelo o aumento da temperatura. Essa definição pode ser confirmada pela equação St= S15+α(15°-t°), podendo substituir a variável t (que indica a temperatura encontrada) e obtendo o coeficiente α (que é o fator da densidade padrão a 15°C), que consequentemente interfere no resultado da densidade. Submetendo assim uma densidade padrão a várias temperaturas observa-se uma variação na densidade. Ou seja, quanto maior a temperatura da solução menor sua densidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Através da equação St= S15+α(15°-t°) obtivemos os parâmetros de análise da densidade de ácido sulfúrico em função do aumento da temperatura, onde para todo valor de t (temperatura da solução) se achará um valor St (densidade em função da temperatura). Com isso, podemos fazer uma previsão da variação