Stakeholders: O Conceito
Para iniciar uma definição deste termo, podemos definir o significado do mesmo na sua língua de origem, ou seja, o significado da palavra stakeholder na língua inglesa.
STAKE, no contexto em que estudamos, significa interesse, segundo Michaelis: Dicionário Escolar Inglês 1, já a palavra HOLDER vem de HOLD, que significa reter/possuir ², assim, a palavra HOLDER significa aquele que possui. Desta forma podemos dizer:
STAKE= Interesse
HOLDER= Aquele que possui
A Palavra Stakeholder foi utilizada pela primeira vez, em um memorando interno do SRI – Stanford Research Institute, no ano de 1963, referindo-se ao grupo cujo suporte faltando, a organização deixaria de existir. Acerca deste fato (Freeman, 1984, p.32) relata que esse termo foi usado para generalizar a noção de shareholders(acionistas) como um tipo de público com o qual os gestores de empresas precisam oferecer resultados.
Nos anos 60, o termo foi usado no trabalho de pesquisadores e consultores, dos quais se destaca Eric Rhenman, que os utlizou na Suécia para a Democracia Industrial. Já nos anos 70, pesquisadores da teoria dos sistemas, liderados por Russel Ackoff, redescobriram o termo e este argumentou que muitos problemas sociais podem ser resolvidos pelo redesenho dos fundamentos das instituições com o suporte e interação do stakeholder no sistema.
Já em 1977, a Wharton School, inicia em seu Centro de Pesquisas Aplicadas o Stakeholder Project cujo objetivo era desenvolver um modelo teórico de gerenciamento que permitisse aos executivos formularem e programarem estratégias corporativas em um ambiente tumultuado.
Dessa forma, os estudos foram intensificados e, assim, em 1984 teremos o conceito originalmente definido por um dos professores da Wharton School, Robert Edward Freeman.
ROBERT EDWARD FREEMAN
Freeman nasceu em Columbus, Georgia, em 18 de dezembro de 1951. Recebeu um bacharelado em Matemática e Filosofia da Duke University em 1973 e um Ph.D. em