Conceitos de stakeholders
1 - INTRODUÇÃO
A gestão empresarial das seguradoras atuais está focada a cumprir missões de responsabilidades sociais como projetos visados às comunidades carentes, capacitação profissional, geração de renda visando trabalhos de artesanato, educação e cidadania voltados a programas de esporte, oficinas de teatro, informática, artes marciais e etc.
De todos esses focos, tem-se destacado muito sobre a educação no trânsito. Programas voltados ao comportamento individual e ações preventivas para uma melhoria no índice de sinistro no segmento e segurança para o próprio indivíduo.
Para o centro de Tecnologia de Terceiro Setor do SENAC São Paulo, a prática de responsabilidade social define: o grau de amadurecimento de uma empresa privada em relação ao impacto social de suas atividades; abrange, em termos gerais, desenvolvimento comunitário, equilíbrio ambiental, tratamento justo aos funcionários, comunicações transparentes, retorno aos investidores, sinergia com parceiros e satisfação do consumidor.
A GESTÃO EMPRESARIAL, A RESPONSABILIDADE SOCIAL E A SUSTENTABILIDADE NO SEGMENTO
Conceito
Nigro (2007) destaca o enfrentamento das causas da insustentabilidade sobre uma perspectiva diferente.
A sociedade é um só organismo, com várias mazelas e ela por si só não consegue se livrar das mesmas.
O bem estar da sociedade está diretamente ligado a como ela enfrenta suas fraquezas, e as empresas tem um papel social importantíssimo.
Alguns autores vêem uma interferência direta da ética sob a responsabilidade social: “O exercício da responsabilidade social pressupõe a adoção de um comportamento ético pela organização” (NETO, Francisco P. de Melo; FROES, César. 2001 P.132)
Fernando Almeida define a responsabilidade social como:
“o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir