Staff
O “controller” é um profissional pago para analisar os números, reunindo todas as informações quantativas necessárias como, rentabilidade, taxas, investimentos, resgates, despesas, captção, custos, empréstimos, riscos, Cash Flow e etc. Tem pleno conhecimento da vida financeira da empresa. O “controller” promove o conhecimento do conjunto de todas as variáveis relacionadas ao abrangente campo de controladoria organizacional, consolidando uma visão estratégica e integrada de gestão de finanças e controladoria empresarial, buscando a relação entre diversos desempenhos da empresa. Ele sabe exatamente tudo o que ocorre na organização.
A contabilidade como Ferramenta de Controle
A Ciência contábil, tem por finalidade, assegurar o controle do patrimônio administrado, através do envio de informações e orientação necessárias á tomada de decisões a respeito de composição e das variações do mesmo como também no que se refere ao resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou simplesmente sociais, culturais, beneficentes ou outros. Nash e Robert (1984), definem de forma interessante o sistema de informação para os organizadores.
“O sistema de informação e uma combinação de pessoas, facilidade, tecnologias, mídias, procedimento e controles, com os quais se pretende manter canais de comunicações relevantes, processarem transações rotineiras, chamar a atenção dos gerentes e outras pessoas para os eventos internos e externos significativos e assegurar as bases para a tomada de decisões inteligentes”¨.
As funções do controller
Tradicionalmente, o controller não ocupa posição hierárquica de comando, mas de staff junto ao mais alto nível de uma organização, prestando serviços de gestão de informação para apoio ao processo decisório e acompanhamento a evolução das atividades da empresa. É um profissional que conhece profundamente a empresa e o negócio em que ele atua.
Este