linha e staff
A Administração de Recursos Humanos é uma área interdisciplinar, ou seja, envolve necessariamente conceitos de psicologia industrial e organizacional, sociologia organizacional, engenharia industrial etc. Os assuntos normalmente tratados em Administração de Recursos Humanos referem se a uma multiplicidade enorme de campos de conhecimento, fala-se em aplicação e interpretação de teste psicológico, entrevistas, medicina e enfermagem, serviço social, absenteísmo e salários, entre outros. Esses assuntos também referem se tanto a aspectos internos da organização, sendo os internos a análise e descrição de cargos, avaliação de cargos, treinamento, avaliação do desempenho, plano de carreiras, plano de benefícios sociais, politica salarial, higiene e segurança, etc. Como a aspectos externos ou ambientais, sendo os externos a pesquisa de mercado de trabalho, recrutamento e seleção, pesquisa salarial e benefícios, legislação trabalhista, etc.
Algumas dessas técnicas pode se aplicar diretamente as pessoas, como recrutamento, entrevista, integração, etc. Outras técnicas são aplicadas indiretamente as pessoas, como os cargos ocupados ou os planos genéricos, incluindo eles higiene e segurança, banco de dados, etc. Melhor dizendo a ARH pode referir-se ao nível individual, como departamental, níveis grupal, organizacional e até mesmo ambiental da organização.
1.3 - O CARÁTER CONTINGENCIAL DA ARH
A ARH é contingencial, ou seja, depende da situação organizacional: do ambiente, da tecnologia empregada pela organização, das políticas e diretrizes vigentes, da filosofia administrativa preponderante, da concepção existente na organização acerca do homem e de sua natureza e, sobretudo, da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis.
A ARH não é um fim em si mesmo, mas um meio de alcançar a eficácia e a eficiência das organizações através das pessoas, permitindo condições favoráveis para que estas alcancem seus objetivos