estrutura linha staff
O tipo de organização da estrutura chamado de linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de estrutura: linear e funcional. Dessa forma, o objetivo é incrementar as vantagens dos dois tipos de estrutura e reduzir as suas desvantagens.
Analisando a estrutura linear, com o crescimento e complexidade das tarefas das empresas, as unidades de linha tiveram que se concentrar no alcance dos objetivos principais da empresa. Por isso, passaram certos serviços especializados e atribuições marginais a outras unidades e posições da empresa. Dessa forma, os departamentos e pessoas nas posições das linhas ficaram livres de várias atividades e tarefas, para se dedicarem exclusivamente aos objetivos básicos da empresa, como produzir, vender, etc. Os outros departamentos da empresa, que receberam outros encargos, passaram a ser chamados de assessoria (ou staff), cabendo-lhes a prestação de serviços especializados e de consultoria técnica.
As assessorias influenciam indiretamente o trabalho dos órgãos de linha por meio de sugestões, recomendações, consultoria e prestação de serviços como planejamento, controle, levantamentos, relatórios, etc. Ou seja, os órgãos de staff assessoram os órgãos de linha por meio de sua especialização técnica. Assim, a organização linha-staff visa a especializar as áreas da organização para que os esforços dos colaboradores tenham foco em tarefas específicas.
Na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Há a separação entre os departamentos operacionais (executivos) e órgãos de apoio e suporte (assessores).
Relação entre as áreas funcionais e as assessorias:
A linha-staff é voltada para o pensamento, e constitui o guia orientador dos executores. Cada órgão da empresa responde para um departamento superior (na pirâmide) e, ao mesmo tempo, recebe assessoria e serviços especializados de diversos órgãos de staff. Então, mantem-se a