O atraso da entrega de arquivos digitais
A Contabilidade de hoje evolui cada vez mais, buscando minimizar erros, fraudes e agilidade nos trabalhos dos contabilistas. Os livros de escrituração fiscal e contábeis não são mais emitidos a mão e sim de forma eletrônica, o que pode até minimizar erros e fraudes, mas não evitá-los por completo.
Mas, não basta apenas a Contabilidade evoluir sem que as empresas e seus profissionais evoluam. Mesmo com toda a tecnologia que temos nos dias de hoje, é visto que a falta de informações tanto por parte das empresas quanto de seus profissionais acarretam erros na escrituração dos livros e conseqüentemente atraso na entrega dos mesmos.
Os atrasos na elaboração dos arquivos digitais podem acarretar além de multas tributáveis, que por muitas vezes acontecem por desconhecimento de novas leis e especificações, atrasam também o envio de relatórios para seus gestores que estão sempre buscando otimização do tempo para uma melhor tomada de decisão.
Vimos ao longo dessa pesquisa que os fatores que contribuem para os atrasos nas escriturações são inúmeros, e que mesmo com toda a modernização e avanços tecnológicos ainda temos uma necessidade de buscar cada vez mais informações por parte de empresários e principalmente das pessoas que diretamente estão ligadas a contabilização e escrituração nas empresas.
O sistema eletrônico de escrituração que visa agilizar os trabalhos e evitar possíveis erros e fraudes precisa ser administrado e emitido por um profissional capacitado da área contábil. Há uma necessidade de este estar atualizado nas leis vigentes e com total conhecimento nos sistemas de escrituração contábil e fiscal, assim como suas datas de entrega e exigências fiscais para que não ocorram atrasos nas escriturações e para que a empresas não sofram penalidades já previstas nas leis decorrentes desses atrasos.