Resumo
A logística é a área responsável por promover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Este estudo abrangerá conceitos de movimentação interna, armazenamento e a expedição, como o objetivo de reduzir o nível de estoque e realizar entregas de produtos em um tempo mais curto possível diminuindo custos,utilizando a técnica do Cross Docking.
O Cross Docking também chamado de “FlowThrough” tem como função transferir a mercadoria diretamente da área de recebimento para a área de embarque, sem armazená-la, buscando com isso, oferecer melhores serviços e manter a oferta constante de produtos. Além disso, existem algumas vantagens que a ferramenta pode oferecer: possibilita um fluxo de materiais menor dentro das empresas, e se planejado, permite que toda a cadeia de valor possua um real valor. A técnica crossdocking apresenta também algumas desvantagens, nomeadamente no custo e relativamente elevado esforço requerido aos diversos membros da cadeia de abastecimento para que esta técnica seja bem sucedida.
Primeiras ações para melhoria do processo
Para analise do processo de inicio de produção utilizou-se uma técnica conhecida como espaguete. Através da analise do gráfico espaguete definiu-se que o processo de Cross Docking deveria ser implementado, otimizando o serviço de deslocamento de mercadorias entre o ponto de entrega e local de estocagem. Outras ações tomadas para que o processo entrasse em vigor foram:
• A criação de Bin temporário ( local temporário ) para guardar o material com ordem de cliente aberta temporariamente; • A criação de um novo layout. • Introdução de função triagem. • Implantação de plaquetas de identificação em altura • Separação dos materiais em áreas distintas. • Envio dos materiais já identificados para o recebimento.
A