srta.
Quatro ciclos sistêmicos de acumulação (CSA), cada qual liderado por uma nação hegemônica com um determinado padrão tecnológico, características políticas, econômicas e sociais. Cada ciclo é constituído por uma fase de expansão material (esfera produtiva representa a maior parcela de reprodução do capital) / desenvolvimento em que cada nação apontada abaixo teve sua hegemonia em destaque (fase de expansão financeira, na qual o setor financeiro é responsável pela maior parcela de acumulação do capital), seguida de declínio abalado por uma crise, caos sistêmico e transição para um novo ciclo, na qual outra nação se torna hegemônica, iniciando um novo ciclo.
De acordo com Arrighi, existiram quatro ciclos sistêmicos. O primeiro liderado pelas cidades italianas - Gênova e Veneza, substituída pela Holanda, Inglaterra e, finalmente, Estados Unidos. Atualmente vê-se a “fragilidade” da economia norte-americana perante a crise econômica de 2008, indicando a crise terminal do quarto ciclo e o possível surgimento de uma nova nação hegemônica, a China, iniciando o quinto CSA.
* Hegemonia significa direção suprema. É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.
O Estado que detém a hegemonia possui influência em diversas áreas, especialmente em termos econômicos, culturais, poder militar, como armas, aviões, munição, e etc. A hegemonia também pode ser em termos políticos. Um político e cientista italiano chamado Antonio Gramsci formulou o conceito de hegemonia. Para Gramsci, hegemonia é o domínio de uma classe social sobre as outras, em termos ideológicos, em especial da burguesia com as classes de trabalhadores.
** Braudel sobre a estruturação da economia em três pilares: vida material, mercado e antimercado.
2. Qual o papel dos centros hegemônicos para o desenvolvimento capitalista? Como ocorre o