Srta.
Denis Alcides Rezende
Clovis Ultramari www.scielo.br/pdf/rap/v41n2/05.pdf Marina Caroline Martins Valadares
Paulo Henrique Arifa dos Santos
Departamento de Engenharia Civil
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Resumo
A compreensão do município e a apropriação do que a cidade tem a oferecer, juntamente com o mínimo necessário para se habitar, dependem totalmente do planejamento urbano. O objetivo desse planejamento é além de cumprir e completar o básico que se precisa para viver em uma cidade, é agregar aspectos naturais com uma utilização mais social da propriedade urbana e maior participação da comunidade. A partir de propostas estratégicas de utilização das potencialidades, novos instrumentos são buscados para implementá-las. A administração pública municipal deve agir por meio de instrumentos técnicos, modernos e práticos de planejamento e gestão. Atualmente são estes: O plano diretor municipal e o planejamento estratégico municipal. Esta resenha demonstrará a diferença entre eles e vai sugerir uma discussão a respeito de uma possível integração entre os mesmos.
Resenha
Para que uma cidade se desenvolva economicamente aproveitando e o espaço que tem, avaliando as atividades em áreas rurais, políticas, habitacionais, assim como, regularização fundiárias, transporte, mobilidade, saneamento básico, ambiental e proporcione qualidade de vida adequada para seus moradores; é indispensável um planejamento urbano. Conceitos, mecanismos, legislações e prioridades são diferentes tentativas de compreensão da cidade. Os gestores públicos devem se atualizar através de novos meios técnicos de planejamento e gestão pois a administração pública demanda efetividade e competência.
Atualmente os instrumentos de planejamento e gestão dos municípios usados pelos gestores se denominam: Plano Diretor (PDM) e o planejamento estratégico municipal (PEM). Estes instrumentos