Srta
O faz de conta, faz com que a criança aprenda a lidar com diferentes situações, sendo uma cultura onde ela esta inserida, experimentar a imaginação.
A brincadeira pode ser definida como uma atividade livre, sendo ela não delimitada, gerando muito prazer e essencial para o desenvolvimento infantil. O brincar sempre teve espaço tanto no âmbito familiar quanto no educacional, tendo alguns princípios como: pensamento, comunicação, interação, expressão. Brincando a criança constrói a realidade e desenvolve seu potencial criativo, interagindo- as com pais, adultos, outras crianças, explorando o ambiente.
Através da brincadeira a criança vai se estruturando, tendo possibilidade de diferentes expressões, comunicações e relacionamento no ambiente na qual se encontra, sendo ela um ser em desenvolvimento. Com a brincadeira a criança constrói experiência, a partir da sua imaginação e ação ela pode dar sentidos aos objetos e jogos, atribuindo um novo significado e expressando seu caráter. A criação de situações imaginárias na brincadeira é devido a relação entre o individuo e a sociedade. Para a criança brincar é uma necessidade básica na qual ela mantém o equilíbrio com o mundo.
A brincadeira é qualquer desafio que é aceito pelo simples prazer do desafio, ou seja, confirma a teoria de que o brincar não possui um objetivo próprio e tem um fim em si mesmo (Alves 2001).
Mesmo as regras chegando prontas e determinadas brincadeiras, as crianças tem a liberdade e a flexibilidade de modificar, ignorá-las ou