Srta
1. TEMA
Amor
2. CONTÉUDO
A história de São Valentim- origem do dia dos namorados,
Poemas: “Quando o amor se revela” – Fernando Pessoa;
“Não deixe o amor passar” – Carlos Drummond de Andrade;
“O amor nos dá asas, a amizade o chão” – Willian Shakespeare.
“Amor é um fogo que arde sem ver” – Luís Vaz de Camões.
3. OBJETIVO
A oficina terá como objetivo geral despertar através do gênero textual poema, o interesse pela leitura como meio de facilitar a compreensão de mundo, desenvolvendo, assim, formas de pensamento mais elaboradas.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover a leitura através de poesias;
Ampliar o repertorio literário;
Desenvolver o gosto pela poesia; Despertar a sensibilidade;
Demonstrar que a poesia tem uma relação direta com o contexto e a vida do educando.
Desenvolver a capacidade argumentativa e raciocínio crítico.
4. METODOLOGIA
4.1 Introdução
Tempo estimado: 20 minutos
O grupo formado por Daniel Filgueiras, Jeane Braz, Luiz Carlos, Patrícia Menezes e Zipora Cruz iniciarão à oficina questionando os alunos sobre o tema “Amor”, como surgiu à data comemorativa destinada aos amantes? Em seguida, o grupo perguntará para turma se eles sabem por que no Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho? Logo após o grupo perguntará a turma se eles conhecem alguma história ou lenda sobre o amor?
4.2 Desenvolvimento
Tempo estimado: 60 minutos
A aula iniciará com a leitura do texto feita pelos professores, a qual conta à história do surgimento da data comemorativa dia dos namorados, logo após o grupo descreverá as características do poema romântico, sendo ele uma forma de expressão do sentimento amor.
Os professores dividirão a turma em três grupos, cada grupo formado pelos alunos será entregue um poema cujo tema é o amor, porém de autores diversos para que os alunos possam ter conhecimento de suas obras. Os professores pedirão aos alunos dos respectivos grupos, que cada um deles faça a leitura