Sr.josé
Introdução;
Foi proposto ao aluno a instalação de um Servidor web ou servidor http, capaz de fornecer conteúdos (páginas HTML, imagens, som, …) para um cliente através da web, utilizando o protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol).
Para o efeito, foi utilizado um dos mais conhecidos e utilizados servidores web que se denomina por servidor Web Apache. - Para verificar se o serviço estava ativo foi utilizado o comando: “service httpd status”. - Para verificar a versão do Apache, foi utilizado o comando: “httpd –v”
Para configurar o Servidor WEB, foi utilizado o ficheiro de configuração base para o servidor Apache que se encontra: “/etc/httpd/conf/httpd.conf”.
Antes de realizar a alteração ao ficheiro “httpd.conf” procedi ao backup do ficheiro de configuração. A cada alteração, foi efectuado o “restart” ao serviço HTTPD.
Ao serviço para a web, foi inserido um IP válido e, foi criado um porto na firewall (8080).
Foi desativado através do SELinux, responsável pela análise de comportamento suspeito e bloqueio dos mesmos: Desactivar em System > Administration > SELinux Management.
3.1 - Configurar um computador Linux como servidor Web.
[pic]
[pic]
[pic]
Testar com ficheiros html o acesso a partir do próprio computador
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
3.3 - Alterar o porto por omissão para 8080.
[pic]
3.4 - Verificar o log de acessos e de erros.
[pic]
[pic]
[pic]
3.5 - A configuração deste servidor deve ser permanente, ou seja, após o arranque do sistema o servidor deve disponibilizar o serviço.
[pic]
3.6 Restringir o acesso aos utilizadores na rede. Restringir o acesso a um IP específico na rede.
[pic]
3.7 - Configurar o servidor para apresentar as páginas pessoais dos utilizadores, com excepção do utilizador root. Testar com ficheiros html, acedendo em (~username)
CONCLUSÃO:
Muitas vezes os erros relativos ao acesso de páginas se devem à configuração de permissões em