SQUAMATA
Lago da Pedra – MA
2012
ANA LETICIA ALENCAR MOTA
CRISTIANE PORTELA DE SOUSA FERNANDES
FRANCISCA SILVA RIBEIRO
SQUAMATA
Trabalho apresentado à disciplina Zoologia dos Vertebrados e Invertebrados, ministrada pelo professor Raimundo Gierdson, para obtenção de notas.
Lago da Pedra – MA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 SQUAMATA: ORIGENS E RELAÇÕES EVOLUTIVAS 5
3 CARACTERÍSTICAS GERAIS 5
4 SISTEMA ESQUELETICO 6
5 SISTEMA MUSCULAR 7
6 SISTEMA CIRCULATORIO 7
7 SISTEMA DIGESTIVO 8
8 SISTEMA RESPIRATÓRIO 8
9 SISTEMA UROGENITAL 8
10 SISTEMA NERVOSO E SENTIDOS 9
11 CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS 9
12 GLÂNDULAS TEGUMENTARES 9
13 ESCAMAS EPIDÉRMICAS 10
14 ESCAMAS DERMICAS 11
15 DENTES 11
16 MEMBROS DE LOCOMOÇÃO 11
17 TERMORECEPTORES 12
18 CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Os repteis são um dos primeiros animais a povoar a terra, existem registros que datam de aproximadamente 300 milhões de anos atrás. Possui 6000 espécies e estão melhores adaptados a vida em terra que os anfíbios. Das ordens existentes naquela época, apenas 4 sobreviveram e conseguiram se adaptar ao clima e as intomperes da terra: Chelonia (tartarugas, cagado e jabutis) Crodylia (jacarés, aligátores e crocodilos) Rhyneocephalia (tuatura e squamatas, cobras e lagartos).
Todas espécies de animais tem sua importância, e o planeta esta perdendo sua diversidade biológica à medida que as espécies da fauna e da flora são destruídas mais rapidamente do que evoluem. Esse empobrecimento biológico da terra e conseqüentemente sofre influencias desta degração da biodiversidade. Somente através de política ambiental seria de proteção para todos as espécies e especial para os squamatas, poderar-se concretizar a tão sonhada sustentabilidade ambiental no planeta.
2 SQUAMATA: ORIGENS E RELAÇÕES EVOLUTIVAS
Os repteis squamatas incluem os lagartos as