Serpentes
CARACTERÍSTICAS
Corais
Coral-verdadeira - (Micrurus)- A picada de cobra-coral-verdadeira (existem corais que não são venenosas) é a mais mortal, porém também a mais rara de ocorrer no
Brasil. Ela causa dificuldade em abrir os olhos e visão duplicada, dá sufocação. O tratamento consiste na aplicação do soro antielapídico, que é específico para veneno de coral e é o único que pode ser usado com esse tipo de cobra. As coraisverdadeiras existem no pais todo, em qualquer terreno.
Pode ser usado garrote.
Apresentam um padrão de cores geralmente de faixas transversais pretas, vermelhas e amarelas alternadas. São fossoriais e possuem presas na região anterior da maxila superior. Seu veneno tem ação neurotóxica.
Jararacas, cascavéis
O veneno tem ação proteolítica e age localmente. Dentição solenóglifa. Possuem fosseta loreal, responsável pela detecção de variação de temperatura, auxiliando a captura de presas.
Jararaca (Bothrops)- Existem, entre outras espécies conhecidas como jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, boca-de-sapo.
As jararacas existem em todo o brasil e em todo tipo de terreno e vegetação. Sua picada causa inchaço e perda de sangue, que além do ponto da picada pode ser pelas gengivas etc. Como tratamento, usase o soro antiofídico ou soro antibotrópico, ou ainda o soro antibotrópico-laquético. É importante lembrar que, na Amazônia, se dá o nome de surucucu às jararacas e às picos-de-jaca, enquanto no sul o nome surucucu é só para as picos-de-jaca.
Não fazer garrote.
Cascavel - (Crotalus)- A cascavel é identificada pelo chocalho característico em sua cauda. Os sintomas de sua picada são a dificuldade de abrir os olhos, a visão dupla, e a urina com cor de coca-cola. O tratamento consiste na aplicação de soro antiofídico ou anticrotálico, sendo este último o específico para cascavéis. Elas se encontram nas regiões de campo, no
Centro, Sul e Nordeste e, na Amazônia, nas áreas abertas no meio da