Serpentes
Apesar da ausência de membros, a locomoção das cobras é ágil e rápida. Ademais é muito silenciosa e deixa poucos rastos. Para que a cobra possa rastejar é necessário que esteja sobre uma superfície em que seu corpo possa se agarrar. Assim, este animal é incapaz de progredir sobre uma tábua lisa. Ficará se debatendo inutilmente.
Que se soubesse, todas as cobras são capazes de nadar, porém nenhuma das cobras venenosas brasileiras têm como habitat a água e, por conseguinte, não representam perigo aos banhistas de águas doces ou salgadas.
As cobras têm vísceras que cumprem todas as funções que conhecemos nos mamíferos, como aquelas próprias do cérebro, coração, pulmão (elas só possuem um), fígado, rim, tubo digestivo e órgãos sexuais. Devido ao formato do corpo, os órgão pares (rins, ovários, testículos) não estão em posição simétrica como, por exemplo, em nós, mas um mais a frente do que o outro. As serpentes não têm bexiga, os rins excretam ácido úrico na cloaca que é uma bolsa onde também se esvazia o intestino. Nisto, os ofídios lembram as aves.
O serpente macho tem dois pênis (chamado de órgão intrometente, pois é muito diferente do órgão correspondente dos mamíferos).
"Não, o serpente só pode cortejar uma fêmea de cada vez. "
As fêmeas põem ovos ou dão luz a filhotes completamente maduros para enfrentar a existência sozinhos. Na verdade, neste caso, os ovos chegam a termo dentro dos ovidutos da cobra. Portanto, todos as serpentes reproduzem-se por meio de ovos. Jamais têm placenta. Quando efetivamente põem ovos, são chamadas deovíparas, e quando os ovos eclodem dentro do animal e nascem filhotes, são denominadas de ovovivíparas.
A cabeça da cobra é curiosa. Os olhos estão sempre abertos porque não possuem pálpebras e isto lhes dá um ar severo de extrema