BALANÇO PATRIMONIAL – GRUPO DE CONTAS
Neste trabalho será abordado o Balanço Patrimonial e seu grupo de contas, de acordo com a Lei nº 11638/07, Art.178 e 179 e Lei 11941/09, Art. 37.
O Balanço Patrimonial é a principal demonstração contábil e mostra a posição financeira de uma empresa. Por este motivo todos os elementos que compõe esta demonstração precisam estar bem claros, para que haja o correto entendimento da situação da empresa. 2 BALANÇO PATRIMONIAL
O Balanço Patrimonial é a demosntração contábil que evidencia quantitativa e qualitativamente o patrimônio e a composição do patrimônio líquido da empresa. O Balanço Patrimonial é composto por três elementos: Ativo (Bens + Direitos), Passivo (Obrigações) e Patrimônio Líquido (Bens + Direitos – Obrigações).
3 GRUPOS DE CONTAS
3.1 ATIVO
O Ativo compreende o grupo de contas de mesma característica, representadas por valores, bens e diretos expressos em moeda. Os itens são agrupados em ordem decrescente de acordo com o grau de liquidez, ou seja, de acordo com a rapidez que são convertidos em dinheiro. Fazem parte deste grupo: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.
3.1.1 Ativo Circulante
São recursos financeiros que se encontram à disposição imediata da empresa, itens que são vendidos, consumidos, que se transformam em dinheiro em curto prazo, ou seja, dentro de um ano, fazem parte deste grupo as contas a seguir:
a) Disponibilidades: recursos financeiros que estão à disposição da empresa -Caixa e Bancos
b) Duplicatas a receber: valores a receber de cliente, a prazo, decorrentes de vendas ou serviços prestados.
c) Estoques: são mercadorias adquiridas para revenda, e nos casos de indústria aquisição de matéria prima para fabricação, produtos em processo de elaboração e produtos acabados.
d) Investimento temporário: São investimentos de curto período, pois assim que haja necessidade a empresa se desfaz da aplicação (investimento).
e) Contas a Receber: se tratam de contas “Dedutoras”, são