quimica
Classificação dos óleos lubrificantes quanto à origem
Quanto à origem, os óleos lubrificantes podem ser classificados em quatro categorias:
Óleos minerais, óleos vegetais, óleos animais e óleos sintéticos.
Óleos lubrificantes minerais
- São substâncias obtidas a partir do petróleo e, de acordo com sua estrutura molecular, são classificadas em óleos parafínicos ou óleos naftênicos.
Óleos lubrificantes vegetais
- São extraídos de sementes: soja, girassol, milho, algodão, arroz, mamona, oiticica, babaçu etc.
Óleos lubrificantes animais - São extraídos de animais como a baleia, o cachalote, o bacalhau, a capivara etc.
Óleos lubrificantes sintéticos - São produzidos em indústrias químicas que utilizam substâncias orgânicas e inorgânicas para fabricá-los. Estas substâncias podem ser silicones, ésteres, renas, glicerinas etc.
ÓLEO SINTÉTICO
Óleos Hidráulicos e Lubrificantes sintéticos biodegradáveis para as mais diversas aplicações.
Elaborados para terem uma performance superior aos óleos convencionais, o óleo sintético visa oferecer o máximo de eficiência e benefício para equipamentos da sua empresa.
Óleos sintéticos são altamente resistentes á altas temperaturas, cargas extremas e corrosão devido ao alto índice de viscosidade e de seu pacote de aditivos especiais.
Duram até cinco vezes mais que os óleos convencionais e são 100% biodegradáveis
Tipos de óleo sintético:
1. Hidrocarbonetos sintéticos
Entre os hidrocarbonetos sintéticos destacam-se hoje com maior importância de um lado os poli-alfa olefina (PAO) e os óleos hidrocraqueados. Estes óleos são fabricados a partir de óleos minerais, porém levam um processo de sinterização, o qual elimina os radicais livres e impurezas, deixando-os assim mais estável a oxidação. Também se consegue através desde processo um comportamento excelente em relação a viscosidade-temperatura. Estes hidrocarbonetos, semi-sintético atingem IV (Índices de Viscosidade) até 150.
2. Poliolésteres
Para