Levantamento da fauna de répteis squamata em uma localidade no ramal das bananeiras, rodrigues alves, acre, brasil.
O trabalho cientifico é um trabalho feito com metodologia criteriosa, em que parte de um problema à procura de solução apropriada, de natureza científica. A pesquisa demanda um tratamento científico que desafia o investigador à capacidade de solucionar o problema. Entre os trabalhos científicos encontram-se monografias, dissertações, teses, artigos científicos, resenha critica e relatórios de pesquisa.
O nível de profundidade com que o trabalho cientifico é realizado pode caracteriza-lo como trabalho de iniciação cientifica, trabalho de conclusão de curso, monografia para conclusão de curso de especialização, dissertação de mestrado ou tese de doutorado.
A monografia permite habilidades para o aperfeiçoamento de jovens pesquisadores, com a iniciação a uma pesquisa mais ampla. A dissertação é um trabalho científico defendido ao final do curso de pós-graduação em nível de mestrado, ao qual aplica-se e/ou discute-se uma teoria ou técnica já existente, verificando-se, também, outras variáveis. A tese constitui um trabalho científico original, especifico sobre um assunto, que contribui para o aumento do conhecimento na área estudada, ela e defendida em público e envolve o produção de conhecimentos.
Par de estruturar os tipos de pesquisa, a investigação pode ocorrer por métodos dedutivos ou indutivos. O método dedutivo direciona a demonstração e justificação, tendo como critério a coerência e consistência. Parte de um principio geral e chega a uma conclusão particular. O método indutivo destina-se a verificação, a partir de constatações particulares caminha-se para a conclusão geral. O raciocínio indutivo parte do efeito para a causa.
Contudo a realização de um trabalho cientifico necessita do adequado planejamento que é fundamental à sua qualidade. O projeto inicial associado ao entusiasmo, à disciplina, à observação dos detalhes, á criatividade e ao rigor imposto pelo método, contribui expressamente ao bom desenvolvimento da pesquisa.
O