os Repteis
O cérebro dos répteis é similar aos de outros vertebrados. Os hemisférios cerebrais são maiores que os dos anfíbios e totalmente separados. Esse aumento de tamanho esta associado a um melhor sistema olfativo. O lóbulo óptico e o cerebelo também são maiores, o que reflete numa maior precisão visual e uma coordenação mais refinada das funções musculares.
Visão: A visão é o sentido dominante na maioria dos répteis, e seus olhos são similares aos dos anfíbios. Há glândulas lacrimais que mantém a córnea úmida.
Os olhos são grandes e apresentam geralmente (lagartos, crocodilos e tartarugas) pálpebras superior, inferior e membrana nictitante, exceto nas cobras onde são cobertos por uma cutícula transparente que é mudada junto com a pele. Durante a ecdise as camadas superiores dessa membrana se tornam opacas e a visão das cobras é prejudicada, retornando ao normal quando a pele é totalmente substituída.
Os répteis possuem um número maior de cones que os anfíbios e provavelmente tem uma visão colorida mais desenvolvida. As serpentes são os únicos tetrápodes que não possuem os músculos ciliares (responsáveis pela acomodação visual através da curvatura da lente do olho), assim, toda a lente é movida na direção da retina para formar a imagem.
A complexidade dos sistemas sensoriais dos répteis é evidenciada pelo método de alimentação do camaleão. Seus olhos movimentam-se independentemente e cada um tem