Sprinkler
A palavra sprinklers é originária do inglês, que significa “chuveiros automáticos“. É um sistema de proteção que utiliza o agente extintor água, sendo constituído por uma rede de tubulação fixa onde são distribuídos os bicos, ligados ao sistema d’água de incêndio e mantido pressurizados, por sistema de bomba de incêndio ou de gravidade, conforme o tipo de reservatório.
O seu acionamento deve ser automático, conforme a temperatura do ambiente, quando há o aumento de temperatura no ambiente, um pequeno bulbo de vidro (quartzo) cheio de líquido de alta capacidade de dilatação, se rompe, dando passagem à água. O sistema deve ser dotado de dispositivos de alarmes mecânicos ou elétricos, sempre imediatamente após o seu funcionamento.
É considerado um dos mais confiáveis e completos meios de proteção contra incêndio, principalmente quando se tem na água o melhor agente extintor, além disso, normalmente as seguradoras oferecem descontos, nos prêmios de seguro incêndio. Estes equipamentos são normatizados pelas NBR 6.125 – Chuveiros Automáticos para Extinção de Incêndio e NBR 10.897 – Proteção Contra Incêndio por Chuveiro Automático, além da NFPA 13 – Standart for the Installation of Sprinkler Systems.
O elemento termo sensível se rompe por ação do calor proveniente do foco de incêndio, permitindo a descarga d’água sobre os materiais em chamas.
Os sprinklers estão presentes em: shoppings, condomínios, escolas, prédios comerciais, bancos, correios, entre outros.
A instalação de chuveiros automáticos em casa de máquinas, subestações, casa de bombas de incêndio, sala de gerador e similares, ou seja, onde haja equipamentos elétricos energizados, desde que com área máxima de 200m², pode ser substituída, por exemplo, pela instalação de detectores de fumaça, ligados ao sistema de alarme. As empresas que têm o sistema de sprinklers devem fazer inspeções trimestrais, a serem realizadas por um profissional competente,