Sprinklers
Engenharia Civil
Sistemas Construtivos
6º Período
Sistemas Prediais
Sprinklers
Devido ao elevado número de acidentes com fogo, em edificações, viu-se a necessidade da criação de sistemas capazes de prevenir, amenizar e conter o fogo, tendo em vista que o mesmo além de voraz a vida e a mobilha, pode arruinar uma estrutura, como por exemplo diminuindo a resistência do aço dos concretos armados e assim tirando sua proteção a tração.
Observada essa necessidade, uma ótima maneira de combater o fogo é a água, pois essa rompe o triângulo do fogo, porque consegue absorver grande quantidade de calor devido ao seu alto calor específico.
Também sabemos que em certos tipos de ocasiões, a água não é eficaz, como em equipamentos elétricos, e em combustíveis, o que não entraremos em caso.
Falaremos aqui do sistema de sprinklers, que consiste em aspersores de água automáticos, com elementos tremo-sensíveis, que quando percebem calor, acionam o sistema. Esse tipo de sistema é constituído pelos elementos:
Fonte de abastecimento
Sistema de alimentação
Sistema de distribuição
Fonte de abastecimento
A fonte de abastecimento pode ser construída de várias maneiras, com tanto que essa fonte, pressurize a água na tubulação, para que essa ande no sistema e tenha uma vazão esperada.
Para tanto pode se contar com reservatório elevado, ou qualquer tipo de reservatório ou com nível desfavorável, desde que assim se tenha uma bomba. Sistema de alimentação
Esse condis com a rede que liga as válvulas de governo e alarme(VGA’s), que são as responsáveis, pelo acionamento de água e alarme. Sistema de distribuição
Essa parte da rede, liga as VGA’s aos chuveiros automáticos, esses são os responsáveis pela aspersão de água no ambiente com fogo.
Esses sistemas podem ser separados em:
Tubulação molhada
Tubulação seca
Ação prévia
Diluvio
Tubulação Molhada
São chuveiros automáticos ligados a tubulação de água pressurizada. Os chuveiros, quando