spread bancario
São Luís
2012
1 introdução
As discussões acerca do spread bancário tem ganhado relevância e força no contexto econômico brasileiro atual, sobretudo como meio de suspender os abusos eventualmente ocorridos e impedir que possam vir a ser praticados pelas instituições financeiras. Decorre daí que o assunto é de significativa complexidade e de permanente interesse para a sociedade em geral. A grande maioria dos usuários das operações bancárias nem ao menos tem noção do significaso de spread bancário e suas determinantes.
O presente trabalho se propõe a abordar questões inerentes às determinantes do spread bancário no Brasil, tendo como objetivo estudar sua estrutur, destacando os componentes que o integram, discutir os parâmetros que permitem estabelecer as taxas cobradas nas operações financeiras e estabelecer uma correspondência entre o custo do dinheiro e o lucro dos bancos.
2 definição e determinação de spread bancário
Etmologicamente spread é uma expressão inglesa que refere-se à expansão. Os estudos do spread iniciaram-se no final de 1999 pelo Departamento de Pesquisa do Banco Central do Brasil. Após ser estabelecido o regime cambial e implantado o sistema de metas para inflação, o Banco Central passou a registrar uma preocupação com as determinantes do spread bancário no sistema financeiro.
Com base nas infrmações acima, vale destacar o que vem a ser spread bancário. Em um explicação simplificada, spread é a diferença entre o que o banco paga ao aplicador para captar um recurso e o quanto esse banco cobra para emprestar esse mesmo dinheiro. Conforme definição do Banco Central do Brasil, spread é:
[...] a diferença entre a taxa de empréstimo e a taxa de captação de CDB (certificado de depósito bancário). A taxa média de CDB para o conjunto das instituições financeiras foi calculada a partir de uma média das taxas individuais ponderada pela captação liquida de cada instituição.
Enfim,