educaçao fisica
1 INTRODUÇÃO
A psicologia da criança pretende realizar um estudo sobre o crescimento mental ou o desenvolvimento das condutas, dos comportamentos, desde o nascimento do indivíduo até a fase de transição constituída pela adolescência, fase essa que marca sua inserção na sociedade adulta.
O crescimento mental vem associado ao crescimento físico, notadamente a maturação dos sistemas nervoso e endócrino, que se estende até cerca dos dezesseis anos de idade.
Na chegada do estado de equilíbrio relativo, constitui-se o nível adulto.
A aprendizagem é um processo que começa ao nascer e termina ao morrer.
2 JEAN PIAGET
Piaget nasceu em Neuchâtel no dia 9 de agosto de 1896 e morreu em Genebra, no dia 16 de setembro de 1980, aos 84 anos. Inicialmente, estudou biologia, na Suíça e, posteriormente, dedicou-se à área de psicologia epistemológica e educação, além da experiência como professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954.
Ficou conhecido, principalmente, por organizar o desenvolvimento cognitivo em uma série de estágios.
Piaget considerou-se um epistemólogo genético porque investigou a natureza e a gênese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento.
Epistemologia = saber, ciência, conhecimento.
Logia = estudo.
Gênese = início.
O objetivo da epistemologia genética é saber em quais condições se desenvolve a inteligência. 3 TEORIA COGNITIVA DE JEAN PIAGET
Piaget usou a observação e o teste em suas investigações a respeito do pensamento infantil, inferindo, por meio dos resultados, como a criança deve ter experimentado o mundo de modo a comportar-se como o fez. Descobriu, assim, o “lado escuro” da mente da criança que, até então, eram desconhecidos e insuspeitados. Para ilustrar, Piaget descobriu que crianças acreditam que o sol e a lua seguem-nas e que tudo o que se move está vivo. Em outros domínios, descobriu que elas acreditam que há modificações em