sporting
Defeitos
Argumentos
Exemplos de homens
O Polvo traição ataca sempre de emboscada porque se disfarça
Judas
Peixes
Santo António
O Polvo: traidor
Foi o maior exemplo da candura, da sinceridade e verdade, onde nunca houve mentira
Aparência caracteristicas do polvo:
- O Polvo é traidor e enganador. Este ataca sempre através de emboscada. O Polvo tem uma aparência enganosa, aparenta ser monge, estrela, brandura e mansidão; mas é o maior traidor do mar
O mimetismo é o que o polvo usa para enganar: faz-se da cor do local ou dos objetos onde se instala.
No camaleão, o mimetismo é um artifício de defesa contra os agressores, no polvo é um artifício para atacar os peixes desacautelados.
A expressão "aparência tão modesta" traduz a aparente simplicidade e inocência do polvo, que encobre uma terrível realidade.
Na sua verdadeira essência, o polvo é um traidor, o maior traidor do mar, porque se esconde, mudando de cor, para com a malícia e mentira, atacar.
O polvo, tem uma aparência de santo e manso e um ar inofensivo, mas na essência é traiçoeiro e maldoso, é hipócrita e faz-se de amigo dos outros e no fim“abraça-os”.
Pq o uso do polvo na alegoria: o polvo, alegoria da hipocrisia e da traição, os vícios piores entre todos
Percebemos o alcance da crítica ao polvo: como ele, também os monges enganam os fiéis, passando por homens piedosos quando não passam de homens imorais e interesseiros que utilizam a palavra de Deus para melhor conseguirem os seus verdadeiros intentos.
O polvo nunca ataca frontalmente, mas sempre à traição: primeiro, cria um engano, que consiste em fazer-se das cores onde se encontra; depois, ataca os inocentes.
Expressões e alguns recursos estilisticos e a razao pla qual são usados.
O orador usa a ironia. A expressão "hipocrisia tão santa" contém em si um paradoxo: a hipocrisia nunca é santa; de novo, o orador usa uma fina e penetrante ironia: o polvo apresenta um ar de santo, mas encobre