Sporting
Em aviação, o Rotor no Helicóptero é o componente básico da Aeronave destinado a prover a sustentação necessária ao voo. O rotor de um Helicóptero não deve ser confundido com as hélices de um avião. O Rotor incorpora articulações que permitem os movimentos das pás nos eixos para prover a mudança do passo, o batimento e o arrasto. O movimento de mudança de passo é o que permite a mudança do ângulo de ataque das pás para fazer variar a sustentação gerada após a Aeronave sair do chão.
O movimento de batimento é o que permite ao rotor se acomodar a eventuais esforços provocados pelo voo devidos à dissimetria de sustentação durante o voo translacional. Juan de La Cierva foi o primeiro a utilizar esse artifício na construção dos autogiros.
O movimento de avanço e recuo das pás permite a sua acomodação aos esforços devidos ao arrasto aerodinâmico das pás provocados pelo efeito do batimento das pás durante o voo translacional. A combinação dessas articulações permite ao helicóptero se deslocar longitudinalmente sem que o efeito da dissimetria de sustentação provocado pela translação de helicóptero faça-o perder o controle a como acontecia com os primeiros aparelhos.
Num helicóptero convencional o rotor principal provê a sustentação e a translação, enquanto que o rotor de cauda provê o controle antitorque e evita que a fuselagem gire no sentido oposto ao sentido de rotação do rotor principal.
Rotor em máquinas elétricas[editar | editar código-fonte]
O rotor é o componente que gira (rota) em uma máquina elétrica, seja esta um motor ou um gerador elétrico.
Os motores, e as máquinas elétricas em geral, se compõe de