Sporting
Célula totipotente – Tem todas as potencialidades para originar todas as outras células. (ex.: Ovo)
As primeiras divisões do ovo originam células indiferenciadas, pois são muito semelhantes entre si e semelhantes à célula que lhes deu origem. Contudo, à medida que os ciclos celulares se repetem, as células iniciam um processo de diferenciação, até se tornarem células especializadas.
O que conduz à diferenciação celular?
A presença, num determinado momento da vida da célula, de fatores citoplasmáticos envolvidos nos processos de transcrição e tradução ou de sinais provenientes de células vizinhas conduz à diferenciação celular. Estes fatores interagem com alguns genes, levando a que permaneçam ativos enquanto outros são bloqueados.
As células que são responsáveis pela construção do corpo das plantas e dos animais são designadas por Células Estaminais.
As células estaminais: * São células indiferenciadas (não especializadas). * Têm capacidade de expansão, isto é, são capazes de se dividirem e de se diferenciarem em diferentes tipos de células. * Apresentam capacidade de autorrenovação, sendo a sua divisão assimétrica, isto é, originam duas células-filhas que têm destinos diferentes: uma das células permanece como célula estaminal, enquanto que a outra pode diferenciar-se numa célula especializada.
As células estaminais podem ser embrionárias (totipotentes ou pluripotentes) podendo dar origem a um organismo inteiro (totipotentes), ou adultas (multipotentes).
A produção de um ou mais indivíduos geneticamente idênticos ao progenitor designa-se clonagem. Cada um dos indivíduos assim produzidos é chamado clone.
Núcleo
Célula Adulta
Óvulo não-fertilizado
Técnica da clonagem
Formação de Embrião
Descarga elétrica
Efetua-se uma fusão nuclear entre um óvulo ao qual foi retirado o núcleo e o núcleo de uma célula matura. Desta fusão resulta uma célula que se comporta como um ovo