Sou Fujimoto
Nascimento: 4 de Agosto de 1971 (43 anos)
Ocupação: Arquiteto
Principais trabalhos:
Casa H (Tokio)
Casa N (Oita)
Casa T (Gunma)
Casa N, Oita
Casa ateliê, (Hokkaido)
Sou fujimoto formou-se em arquitectura na faculdade de engenharia da Universidade de Tóquio (東京大学, Tōkyō Daigaku, abreviado como 東大 Tōdai), em 1994. No final do curso, depois de recusar-se em trabalhar para uma das maiores empresas de arquitetura, decidiu pensar por si mesmo, realizando pequenas obras, dando um carácter muito pessoal aos seus projetos. Fundou o seu próprio atelier Sou Fujimoto Architects em Tóquio no ano 2000.
Sou Fujimoto cria banheiro transparente
RODEADA POR UM JARDIM, A PEQUENA CABINE ENVIDRAÇADA PROPORCIONA PRIVACIDADE E INTERAÇÃO COM O AMBIENTE EXTERNO
Na pequena cidade de Ichihara, Japão, o arquiteto japonês Sou Fujimoto inaugurou um inusitado projeto de banheiros. É composto por uma única cabine de vidro com um vaso sanitário e lavatório e um jardim de 200 metros quadrados, protegidos por uma parede de dois metros de altura, a fim de proporcionar ao mesmo tempo privacidade e interação com o ambiente externo.
O projeto, desenvolvido ao pedido da prefeitura da cidade, que queria atrair turistas para a região, está sendo considerado, por alguns, o maior banheiro público do mundo. Representante da secretaria de Turismo de Ichihara, Eichi Kirikae afirma que “parte do objetivo de atrair turistas consiste em ter banheiros impecáveis”.
Próximo à estação de trem de Itabu, duas unidades foram construídas: uma para uso unissex e de pessoas com mobilidade reduzida e outra exclusiva para mulheres. O jardim com flores e cerejeiras foi cercado com madeira escurecida a fim de garantir a privacidade dos usuários.
Estação de trem de Itabu
PLANTA BAIXA
VISTA LATERAL