Sete Regras De Etiqueta No Uso Do E
Hoje, o e-mail é, sem dúvida, a forma preferida de comunicação corporativa. Ainda mais com a facilidade de acesso via smartphones, que nos permitem ler e enviar mensagens de qualquer lugar e, ao mesmo tempo, impede que sejamos inconvenientes ao interromper alguém com uma mensagem de texto ou telefonema.
Mas, dizem os especialistas, essa comodidade pode acabar levando as pessoas a cometerem erros embaraçosos que podem ser prejudiciais em uma interação profissional, como, por exemplo, cometer erros de ortografia ao digitar um e-mail em seu telefone ou parecer casual ou profissional demais no tom ou conteúdo da mensagem.
Em seu livro “Os fundamentos da etiqueta empresarial”, a coach de carreira Barbara Pachter descreve as regras de etiqueta a serem seguidas no uso do e-mail corporativo. Em artigo publicado no site Business Insider, a especialista enumera as principais delas. Confira:
Seja direto ao incluir o assunto da mensagem — Muitas pessoas decidem abrir um e-mail com base no assunto descrito, diz Barbara. Segundo ela, exemplos de uma eficaz linha de assunto são: “Data da assembleia mudou” ou “Sugestões para o projeto X”. “Escolha um assunto que permite que os leitores saibam o que você está abordando: suas preocupações ou questões de negócios”, aconselha a coach.
Use um endereço de e-mail profissional — Se você trabalha para uma empresa, deve usar o seu e-mail corporativo, e não o pessoal. Mas, caso você use ocasionalmente uma conta de e-mail pessoal para correspondências relacionadas ao trabalho, ou se você é autônomo, deve ter muito cuidado ao escolher o endereço, diz Barbara. É fundamental que você tenha um endereço que transmita o seu nome para que o destinatário saiba exatamente quem está enviando a mensagem. Nunca use endereços que não sejam apropriados ao meio corporativo ou lembrem apelidos do tempo da adolescência, tais como “diva@...” ou “babygirl@...”.
Pense duas vezes antes de clicar “responder