sou foda
Lógica Capitalismo Propriedade Privada Exploração Interesses Pessoais Lucro Acumulação Ambição, risco, produção, comércio, empenho
As organizações podem ser compreendidas como uma “unidade social, artificialmente criada e estruturada, continuamente alterada para se manter mo tempo e com a função de atingir resultados específicos que satisfaçam as necessidades de clientes existentes na sociedade e, também, as de seus participantes”.
A organizações criam cultura
Mapa cognitivo Percepção
Normas e Valores Condução
Ritos e Cerimônias (de acordo com os mapas, normas e valores que emprega, de modo consciente ou inconsciente, a fim de organizar a experiência)
A sociologia compreensiva e a teoria weberiana da Ação Social
Ação social com relação a valores: quando o indivíduo atua considerando prioritariamente aquilo que julga como correto e adequado.
Ação racional com relação a fins: quando o ator social, ciente de seus objetivos e da finalidade q2ue pretende alcançar, calcula cuidadosamente os passos necessários para este fim.
Ação tradicional: quando a ação é regida pelo hábito, por movimentos culturais tão intensos e sólidos que os indivíduos sequer pensam no que estão fazendo.
Ação afetiva: criada pelas emoções, na qual o ator social é domado pela sua passionalidade.
ATOR SOCIAL ORGANIZAÇÕES
Ações Racionais Decisões
Para Taylor, os princípios de administração científica objetivam a racionalização do trabalho no processo de fabricação.
Para evitar o objetivismo e o universalismo da escolha racional, é essencial reconhecer que os atos não existem fora do contexto social, que as formas da racionalidade variam com a natureza das disposições e dos esquemas de percepção internalizados em contextos específicos. (MOSMA, 2000: 86)
Stolckholder Theory, Milton Friedman
Missão da empresa: lucro para os investidores maximizar investimento