soo
1-
Um computador sem seu software nada mais é do que um pedaço inútil de metal. No entanto, quando equipado com o software adequado, ele é capaz de armazenar e recuperar informação, encontrar erros de sintaxe em textos, executar uma imensa variedade de jogos eletrônicos e de engajar seu usuário em muitas atividades produtivas.
O software de um computador pode ser dividido, grosso modo, em duas categorias: os programas de sistemas, que gerenciam a operação do próprio computador, e os programas de aplicação, que resolvem problemas para o usuário. O mais importante dos programas de sistema é o sistema operacional, que controla todos os recursos do computador, e fornece a base sobre a qual os programas aplicativos são escritos.
2-
A forma encontrada, que evoluiu gradativamente, foi a de colocar uma camada de software em cima do hardware, para gerenciar todos os componentes do sistema, apresentando-o ao usuário com uma interface muito simples de entender e de programar. Tal interface é conhecida como máquina virtual.
3-
Na arquitetura de camadas, o sistema é dividido em níveis sobrepostos.
Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores. O primeiro sistema a adotar esta abordagem foi o THE e posteriormente o MULTICS e o OpenVMS.
A vantagem da estruturação em camadas é isolar as funções do sistema operacional, facilitando sua manutenção e depuração, além de criar uma hierarquia de níveis de modos de acesso, protegendo as camadas mais internas. Uma desvantagem para o modelo é o desempenho. Cada nova camada implica uma mudança no modo de acesso.
4-
Sistemas Monoprogramáveis / Monotarefa
Sistemas Multiprogramáveis / Multitarefa
Sistemas Batch
5-
Os primeiros sistemas operacionais eram tipicamente voltados para a execução de um único programa. Qualquer outra aplicação, para ser executada, deveria aguardar o término do programa corrente. Os sistemas monoprogramáveisse caracterizam por permitir que