Metodologia Científica na Universidade
CURSO LETRAS – PORTUGUÊS/INGLÊS – EAD
Disciplina: Metodologia Científica
Acadêmico(a): Fábio Adriano da Costa
METODOLOGIA CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE
O objetivo deste trabalho é demonstrar o porquê da existência da Metodologia Científica durante todo o curso até o TCC, inclusive na vida daqueles que desejarem continuar com os estudos acadêmicos. Esta disciplina trata das normas de elaboração dos trabalhos científicos, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O senso crítico é o objetivo da Metodologia Científica nos cursos de graduação e através disto buscar o correto conhecimento e aplicação dos instrumentos científicos, tendo como propósito o desenvolvimento na habilidade de leitura e interpretação textual. Sendo assim, com o aprofundamento dos conhecimentos ganha-se uma facilidade para expor suas ideias.
Para a elaboração dos trabalhos científicos a metodologia requer procedimentos importantes. Por isso, de acordo com Cartoni (2009), um bom texto científico destaca-se pelas seguintes características: forma, simplicidade, clareza, precisão, concisão, imparcialidade, originalidade, ordem, harmonia, acuidade, persuasão, interesse.
Acredita-se que por haver tantas regras e detalhes façam com que o estudo da Metodologia Científica nas universidades raramente seja bem aceito pelos acadêmicos, pois parecem impor limitações ao pensar e escrever sem nenhuma exigência metodológica.
Todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos, em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam esses métodos são ciências. Dessas afirmações, podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada da ciência, mas não há ciência sem emprego de método cientifico (LAKATOS E MARCONI, 2003, p. 44).
A citação anterior demonstra que o trabalho científico necessita ser elaborado através de uma sistemática, metodologia, para que então seja aceita e tenha uma relevância no âmbito acadêmico.