Guerreiros hwarang
Aproximadamente à 1300 anos atrás (durante o sexto século D.C.) a península da Corea era dividida em três reinos: Silla, Koguryo e Baek Je (ou "Paekche"). Silla, o menor dos reinos, era constantemente invadida e importunada por estes outros dois poderosos vizinhos, do norte e do oeste. Durante o reino de CHING HEUNG, 24º - Rei de Silla, a jovem classe de aristocratas e guerreiros, formaram uma elite de corpo oficial chamada HWA RANG DO. Este grupo guerreiro (adicionado ao treino de lança, espada, arco e flecha, gancho) também treinavam a eles próprios, praticando uma disciplina mental e física, e várias formas de lutas, com as mãos e com os pés. Para fortalecer seus corpos, eles subiam grandes montanhas, nadavam em rios turbulentos nos meses frios, e exigiam de si de forma impiedosa, preparando-se para a tarefa de defender sua nação. Para se guiarem e dar resultado as suas dignidades, eles incorporaram cinco pontos do código de conduta fixados pelo grande sábio budista de sua terra, WON KANG.
1º) Ser leal para o rei;
2º) Ser obediente aos seus pais;
3º) Ser honorável aos amigos;
4º) Nunca se retirar em uma batalha;
5º) Matar somente com justiça.
O HWA RANG DO (grupo de guerreiros) passou a ser reconhecido na península pela sua coragem e habilidade nas batalhas, adquirindo respeito pelos seus piores inimigos. A sua resistência é derivada do seu respeito ao seu código, capacitando-os para atingir feitos de valor, tornando-os legendários. Alguns desses bravos jovens guerreiros morreram nos campos de batalha no limiar de sua juventude - assim como jovens de quatorze ou quinze anos de idade. Através de seus feitos, eles inspiravam o povo de Silla e pelas suas vitórias a península uniu-se pela primeira vez na história.
Existem mais evidências históricas para documentar a existência da forma de lutar com as mãos e os pés durante este período, em Silla e Koguryo.