soo bah
É necessário conhecer o conceito de arte-marcial para então começarmos a discutir a eficiência deste ou daquele estilo. Muitas pessoas geralmente tendem a comparar os conceitos de “lutas” e “arte-marcial”, e na verdade há uma sensível diferença entre estes e isto acaba gerando algumas expectativas equivocadas quando alguém decidi praticar determinado estilo.
A motivação dos participantes de determinada modalidade é muita diversa, alguns procuram com o intuito de buscar uma preparação para a defesa pessoal, outras buscam através dessa prática a fuga do estresse do dia-a-dia e também é possível encontrar aqueles que almejam o lado esportivo e competitivo, seriam estes os profissionais.
O espírito competitivo domina os seres humanos desde os primórdios, e como consequência esses acabaram por desenvolver técnicas e mecanismos de autodefesa e ataque, possibilitando a defesa dos seus interesses, territórios, riquezas entre outras coisas. Assim podemos considerar que a partir do momento que o homem faz da utilização de um conjunto técnicas, e as utiliza para a sua própria defesa de maneira estruturada, objetivando vencer um oponente armado ou desarmado, podemos concluir que esse prática se resume ao que chamamos de luta.
Nesse contexto as lutas visam o melhoramento das técnicas de combate e o desenvolvimento das habilidades individuais, e é cada vez maior o número de pessoas que começam um treinamento e nem menos se importam com a origem do estilo que estão se dedicando.
Por outro lado, a arte-marcial pode ser entendida sob uma outra ótica, em uma forma mais subjetiva, que ao ser entendida a partir do significado das palavras que a compõe o seu entendimento fica mais tangível. Primeiramente a “arte” denota uma busca pela perfeição que exige disciplina para se alcançar e a palavra “marcial” tem suas raízes ligadas a diversas divindades e dentre elas se destaca o Deus grego da Guerra, Marte.
Assim a arte-marcial de um modo mais