Sons Latinos
Pesquisa desenvolvida com base nos gêneros musicais (de origem Latina), se aprofundando em suas características, descrições e histórias (origem), seguido de seu país de origem e as influências causadas no mesmo.
Sons Latinos
1. Rumba: Este estilo de dança Teve sua origem com a chegada de tribos africanas, trazidas a Cuba pelos Espanhóis, mais precisamente na região de Quimbundo, Crioula e Guiné. Nessa altura, as danças dessas regiões eram inspiradas nos movimentos de animais (como o galo) e em situações do quotidiano. Agrupavam-se numa exagerada combinação de movimentos do corpo em detrimento dos pés. A melodia era considerada menos importante do que o complexo cruzamento de ritmos produzidos pela percussão dos mais variados objetos do dia-a-dia. Os negros na altura, encontrando-se em tempos de escravidão, não poderiam mostrar as suas danças á população. Com a abolição da escravatura em Cuba em 1886, os negros escravos mudaram-se para a periferia das pequenas aldeias e cidades e trabalhavam nos pequenos negócios da cidade. Neste contexto, surgiu a festa chamada rumba (fiesta), com tal impacto que a palavra rumbeiro se utiliza para designar uma pessoa festeira, e rumbear, a atividade festiva intensa.
Devido à pobreza, os instrumentos utilizados na rumba eram os móveis e utensílios da casa e do trabalho diário; em pouco tempo, passou-se a utilizar as caixas usadas na importação do bacalhau pela sua boa madeira. Tais caixas foram a inspiração para o modelo hoje utilizado chamado "cajón".
A rumba possui quatro estilos:
• La Columbia
Rumba rápida que dança um homem só. Consiste em movimentos acrobáticos e compulsivos.
• El Guaguancó
O estilo mais importante da rumba, caracterizado por descrever um jogo de atração e repulsão entre o casal. O homem trata de "vacunar" (ou conquistar) a mulher com gestos pélvicos possessivos, enquanto ela se cobre para evitar ser
"vacunada" (conquistada).
• El Yambú
Rumba lenta onde