Redes de Computadores
Hoje em dia é bem mais acessível montar uma rede wi-fi, em “qualquer lugar”, comprar um roteador, e usa-la pelo seu smartphone, tablet, ipad, notebooks, etc. É acessível, principalmente pelo baixo custo. Porem, a questão da segurança é um ponto fraco. A vulnerabilidade é muito grande, pois pode causar o mau funcionamento na rede, ate á invasão. Essas são as reais consequências para a rede que não esta segura.
Existe alguns protocolos e métodos utilizados para a segurança da rede wireless.
Ter rede com senha e com criptografia – Nos roteadores, onde distribuem a conexão, tem opções de criptografia e há diversos tipos, o mais comum é o WPA2. Usar criptografia em um roteador é como se os pacotes estivessem com um código e quem interceptasse não poderia entender , logo não poderia invadir ou burlar os dados ou informações.
Mudar consequentemente a senha do wi-fi – A partir do momento que há vários acessos a sua rede , pode haver um “congestionamento” na rede ou uma certa invasão .
INTRODUÇAO
As redes sem fio facilitam o dia-a-dia das pessoas, no entanto, trazem consigo novos riscos. As redes sem fio estão sendo difundido por diversas instituições e pessoas a fim de suprir distintas necessidades desde as mais simples e cotidianas até as mais complexas. Esta adesão às redes sem fio dá-se principalmente pela flexibilidade, gerando benefícios operacionais. Contudo, elas apresentam grande vulnerabilidade relacionada à segurança, necessitando uma análise prévia ao aderir a esta nova tecnologia. Assim sendo, este trabalho visa estudar a segurança, promovendo ferramentas na tentativa de efetivar ataques às redes sem fio, sugerindo maneiras para minimizar os ataques. Este trabalho tem, como principal objetivo, estudar a tecnologia das redes sem fio (wireless), expondo a fragilidade de alguns pontos de redes sem fio
Objetivos
O objetivo principal deste estudo é estudar vulnerabilidade em