Sono
2.1 O que é Sono
O sono é um estado ordinário de consciência, em que ocorre repouso normal e periódico, faz parte do ciclo biológico dos seres humanos e de animais. Este estado tem como característica a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. É um processo ativo em que são envolvidos inúmeros e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.
O sono não é considerado uma função, mas sim um estado de vida com inúmeras funções, muitas delas relacionadas à conservação de energia.
Antigamente, era considerado como um estado único e monótono, porém hoje sabe-se que o sono não é homogêneo, e que possui dois estados.
A idéia de que o cansaço físico provoca o sono é completamente equivocada, no máximo provoca a indução do sono.
2.2 Importância do Sono
O sono é essencial na vida do ser humano, porém ainda não se conhece com precisão seus propósitos.
Existem várias teorias sobre a função do sono, como a restauração dos processos químicos e físicos deteriorados durante a vigília (estado normal de consciência e atividade que complementa e se opõe ao estado de sono), conservação de energia, termorregulação e consolidação da memória.
Porém sabe-se que dormir bem é fundamental para se esteja disposto no dia seguinte, manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. O desempenho físico e mental do ser humano está diretamente ligado a uma boa noite de sono. Quando ocorre a privação do sono a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, sem o merecido descanso o cérebro deixa de realizar uma série de tarefas importantíssimas.
Além do relaxamento muscular, é principalmente a noite que o hormônio do crescimento é produzido, que é indispensável para o desenvolvimento das crianças.
Ocorre a cicatrização e a renovação das células da pele. O sistema imunológico também se refaz.
Durante o