sono na adolescencia
Confira as causas do sono excessivo na adolescência, saiba que esse mal prejudica o rendimento escolar e o que fazer para controlá-lo.
O sono excessivo costuma ser visto com preocupação principalmente naadolescência, visto como uma característica fisiológica do organismo tem como função repor as energias gastas durante o dia, permitindo com que o organismo descanse, por isso, o tempo ideal de sono é de 6 a 8 horas por dia. Porém, alguns sofrem com um sono excessivo, passando por séries crises de sono excessivo durante o dia, o que acarreta sérias dificuldades no dia a dia. A maior parte dos atingidos são os que se encontram na adolescência, pois é na adolescência que ocorrem constantes mudanças hormonais, as quais têm repercussões muito importantes no ponto de vista emocional e físico.
Este sono excessivo na adolescência acaba por deixar os pais muito preocupados, pois para muitos este sono não passa de preguiça ou falta de vontade. Mas, o que os pais devem saber é que as necessidades de sono na adolescência são diferentes das outras faixas etárias, por isso é que na adolescência dormimos mais. Conheça quais as causas do sono excessivo na adolescência e saiba o que fazer para combatê-lo.
Sono excessivo na adolescência causas
Na adolescência o ritmo biológico é diferenciado, acompanhado de muitas alterações fisiológicas, como, por exemplo, picos hormonais e variações internas do corpo que faz com que na adolescência o ritmo biológico seja atrasado, isso faz com que o jovem seja um ser biologicamente programado para dormir e acordar mais tarde, o que consequentemente acarretará em um sono excessivo. Na parte da manhã o cérebro na adolescência está em vigília, pois o corpo só entra em estado de alerta a partir do meio da tarde, o que causa um sono excessivo na parte da manhã e no período da tarde e, um pico de alerta ao final da tarde que perdura até a noite, levando ao jovem dormir mais tarde. Tudo isso causa o famoso sono