NO DESENVOLVIMENTO MOTOR
A autoestima tem vários fatores porem podemos citar dois, o sentimento de competência pessoal, isto é, a autoestima é o sentimento valor pessoal. Em outras palavras, a autoestima é a soma da autoconfiança como autorrespeito. Ela reflete o julgamento não manifestado da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida (entender e dominar) os problemas e o direito de ser feliz (respeitar e defender os próprios interesse e necessidades) (Nathaniel Brandem)
INTERPRETAÇÕES SOCIAIS
É a comparação que as pessoas fazem uma com as outras, isso ocorre através da percepção dos pais com os filhos, que são demonstradas através de disputas e competições.
Alguns jovens não são tão precisos quanto às crianças na sua avaliação de competências físicas. Porem há jovem e crianças que acreditam controlar suas vidas, porem suas influencias precisam das percepções da capacidade física. Professores e treinadores podem ajuda-lo no desenvolvimento da autoestima no domínio físico.
EMOÇÕES
Sem cobranças e por satisfação própria o jovem por si mesmo se sente muito mais à vontade para praticar determinado esporte ou qualquer atividade. Porem daí ele passa a jogar com emoção sentindo-se livre e satisfeito com o que esta fazendo.
ATRIBUIÇÕES DOS ADULTOS
A influencia da autoestima ajuda muito na motivação dos adultos, pois o seu comportamento varia muito dependendo do seu estado emocional, fisiológico e psicológico.
Para os idosos a autoestima é utilizada como base para o seu dia-a-dia, pois se ele não se sente bem e seguro consigo mesmo isso o torna incapaz de fazer exercícios diários na condição fisiológica exigida.
Uma pesquisa contatou que adultos que possui uma autoestima elevada antes do treinamento tem melhor desenvolvimento nos exercícios propostos do que aquele que possui uma autoestima baixa antes do exercício, considerado nível de força inicial. E durante o exercício, a cada