Sonhos de consumo
1 - Quando Benjamin reflete sobre o surgimento dos cartazes, além de associá-los ao nascimento da nova sociedade de consumidores, ele também os vincula à chamada espetacularização da política. Pense na proximidade entre essas duas operações:
"Campanha publicitária" e "Campanha política" , ambas dependem, para alcançar seus objetivos, da utilização de recursos de comunicação que atinjam as massas urbanas. Diferencie os tipos de campanha.
Capanha publicitária, promove um protudo ou uma ideia. Campanha política, uma pessoa e seu objetivo político.
2 - Segundo Benjamin com a propaganda cria-se o "palco da política", onde se encena o "espetáculo da democracia", e isso tem seu lado bom e ruim. Comente-os.
Bom porque cresceu o número de eleitores. Ruim, porém, que a política se tenha transformado em "encenação". A discussão dos projetos e ideias foi substituída por um desfile de imagens produzidas para seduzir o eleitor, assim como se proucura seduzir o cliente por meio de embalagem de um produto.
3 - Hoje é natural essa associação de Consumo e o lazer. Cite alguns exemplos dos dias de hoje.
- Uma ida a praia, para resfrescar, uma banho de mar. Carrinhos de picolé na areia, e você consome.
- Passei no Shopping center, para distrair e relaxar, mais ai acabamos comprando uma coisinha, fazendo um lanche.
4 - Com a fotografia, a imagem de objetos, paisagens, figuras humanas, e também obras de arte que eram únicas, e só podiam ser contempladas por poucos, passou a circular o mundo todo. Na sua opinião, a fotografia e uma tecnologia que tem muitos valores?
Sim e não, sim porque proporciona que muitos vejam, sem exessão nas classes sociais. Atravez de pesquisa ou pela internet se conheçe ter acesso a elas. E não porque essa facilidade de conseguir, pode vim ocorrer a pirataria ou a reprodução de uma obra não autorizada para comercialização.
5 - Com a criação de novos instrumentos, câmera fotografica, espelho, luneta, computador