Soneto
LISTA DE EXERCÍCIOS
HERANÇA DE CARACTERES COMPLEXOS – PARTE I
1) A partir do cruzamento de duas variedades de feijão, o “manteigão fosco”
(sementes com 445 mg em média) com a variedade “Rosinha EEP 125-19” (sementes com 179 mg em média), obteve-se uma F1 com média de 279 mg e em F2 a média
(169 indivíduos analisados) foi de 266 mg, em uma distribuição simétrica, semelhante a uma curva normal.
a) Qual deve ser o tipo de interação alélica predominante nos genes envolvidos na herança desta característica?
b) Qual a contribuição de cada alelo se esta característica for determinada por 2 genes com 2 alelos cada? E se forem 10 genes com 2 alelos cada?
c) Como explicar a pequena diferença na média esperada da F1 com a média observada? 2) A partir do cruzamento de duas espécies vegetais com frutos de tamanhos contrastantes, obteve-se uma geração F1 e uma geração F2 conforme representado abaixo. P) fruto pequeno (20 g) x fruto grande (40 g)
F1)
frutos com média de 40 g
F2)
1 fruto de 20 g ; 6 frutos de 30 g e 9 frutos de 40 g (média da F2: 35 g)
Considerando estas informações responda:
a) Qual deve ser o sistema de interação alélica predominante para esta característica?
Porquê?
b) Considerando o sistema de interação alélica predominante e sabendo que esta característica é determinada por apenas dois genes com dois alelos cada, atribua genótipos a todas as gerações e valores para cada um dos genótipos, de forma a explicar os valores observados em F2.
3) Imagine que o cruzamento entre duas linhagens A e B (A=13,5 , B=17,0) produziu uma geração F1 =19,3. A partir do F1, obteve-se uma geração F2 com média inferior à média do valor da F1.
a) Qual o modelo predominante de interação alélica neste caso ? Por quê?
b) Qual o valor da Heterose? Interprete este valor.
4) Dez estudantes universitários do sexo masculino foram avaliados quanto à sua massa corporal. Calcule a média, a variância e o desvio padrão deste