ciências do ambiente
O documentário mostra detalhadamente inúmeros fatores ocorridos no passado, os quais permitiram ao Planeta Terra ter condições ideais para a vida e para o desenvolvimento das espécies.
Desde a sua formação no estado físico atual, após o impacto com outro planeta que circulava em mesma órbita que a sua, quando a Terra absorveu parte do outro planeta e aumentou seu tamanho, fatores como a força da gravidade e a proteção que a atmosfera proporcionou ao planeta, mantendo-o aquecido e ordenando o clima, foi fundamental para a Terra ser o único planeta com formas de vidas complexas na atualidade.
Outros fatores como a distancia exata do sol para não existir temperaturas estremas também contribuíram muito para a existência principalmente da água no seu estado liquido, a qual colabora com grande importância à existência de vida.
Esses exemplos nos mostram o quanto nosso planeta é privilegiado em relação as suas características naturais, e também mostra que muitos fatores são necessários para que a vida possa ocorrer no planeta. Sendo assim, as características naturais do planeta devem ser preservadas, pois quem depende dessas condições para viver são os seres que habitam a Terra e não o planeta em si.
Como cita o documentário, o Planeta Terra provavelmente é um ser indestrutível, pois mesmo com as possíveis mudanças causadas, principalmente, pelo homem, com milhões ou bilhões de anos a terra consegue voltar ao seu estado original. Seja em relação à poluição ou à destruição da natureza, falta de água ou queima excessiva de combustíveis não renováveis.
Se a vida complexa acabar por conseqüência das destruições ocorridas em relação ao meio natural da Terra, com o tempo o planeta vai se regenerar e novas vidas aparecerão para habitar o planeta.
Por isso o meio ambiente deve ser preservado e cultivado pelo homem. Há milhões de anos as modificações naturais ocorridas no